Oficinas em escolas

O Projeto Diversidade Sexual na Escola da UFRJ realiza oficinas de curta duração para profissionais de educação em instituições públicas de ensino do Rio de Janeiro, discutindo diversidade sexual e de gênero na escola. A oficina é direcionada a todos/as os/as profissionais da escola, com 4 horas de duração, realizada pela equipe do Projeto. O objetivo é produzir uma ressignificação do olhar dos educadores e das instituições de ensino alcançadas para questões como sexualidade, gênero, violência e diferenças na educação.

 

Público alvo: Instituições de ensino públicas, em especial da Rede Municipal, ou comunitárias da região metropolitana do Rio de Janeiro. Podem ser atendidas, também, instituições do interior do estado, caso seja solicitado.

Carga horária: 4h

Metodologia: dinâmicas interativas que estimulem o debate entre os profissionais da instituição, com foco na reeducação do olhar para as situações de sexismo e homofobia, e de reafirmação dos estereótipos de gênero no cotidiano escolar. A metodologia se predispõe menos ao aprendizado de conceitos complexos e mais ao debate, principalmente auto-crítico, sobre o contexto escolar e as possibilidades de transformação, sempre partindo dos pontos de vista expressados pelos educadores para a reflexão crítica e desconstrução de preconceitos.

 

Recursos necessários

Para a realização da oficina Diversidade Sexual na Escola na sua instituição é necessário garantir a seguinte estrutura:

1. Divulgação da oficina entre professores, direção, corpo técnico-administrativo e profissionais de apoio e manutenção;
2. Público mínimo de 25 e máximo de 40 pessoas para a oficina;
3. Espaço com cadeiras removíveis em condições para a realização da oficina de sensibilização;
4. Equipamento de projeção (datashow ligado a um computador) para oficina de sensibilização;

Essas atividades não trazem nenhum custo para a instituição escolar, pois todos os gastos são cobertos pelo Ministério da Educação e pela UFRJ.


Como levar uma oficina para a sua escola

NO MOMENTO NÃO ESTÃO SENDO REALIZADAS OFICINAS.