Início
Seminário Escola e Liberdade
PROGRAMAÇÃO
05 DEZ
18h Mesa de Abertura
Alexandre Bortolini | Coordenador de Formação para Educação Básica da Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ
Jaqueline Gomes de Jesus | Professora do Instituto Federal do Rio de Janeiro
Cláudio Nascimento | Superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria Estadual de Assistência Social do Rio de Janeiro
19h Aula Aberta
Rogério Diniz Junqueira | Pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
06 DEZ
17h Oficina: O Conceito de Gênero para o Ensino de Ciências
Thiago Ranniery | Professor da Faculdade de Educação da UFRJ
19h Apresentação de atividades pedagógicas realizadas por profissionais da educação em escolas públicas abordando gênero, sexualidade e relações étnico-raciais
07 DEZ
17h Oficina: Gênero e Sexualidade na Educação Infantil
Claudia Reis | Professora de educação infantil do Colégio Pedro II
19h Apresentação de atividades pedagógicas realizadas por profissionais da educação em escolas públicas abordando gênero, sexualidade e relações étnico-raciais
LOCAL: Edifício Central do Brasil | 7º andar | Praça Cristiano Otoni, S/N - Centro, Rio de Janeiro - RJ
ATENÇÃO: Não é permitido o acesso ao prédio de bermuda ou chinelo
APRESENTAÇÃO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
Como trabalho de conclusão do curso Gênero e Diversidade na Escola, profissionais que participaram da formação tiveram de desenvolver atividades pedagógicas em seus contextos de trabalho que, de diferentes maneiras, abordassem questões ligadas a gênero, sexualidade e relações étnico-raciais. Nestas sessões você vai poder ouvir o relato e trocar experiências com esses e essas profissionais da educação. Para além de refletir sobre esses assuntos, a ideia aqui é discutir como incorporar todo esse debate ao nosso currículo e prática pedagógica.
6/12, 19h às 21h30
SESSÃO 1
CURSISTA |
TÍTULO |
Ana Carolina Ferraz e Marcia Menezes |
A experiência de constituição do grupo de extensão de gênero e diversidade do Cefet |
Andrea Rodrigues |
Papéis de gênero e a percepção sobre gênero entre professores de uma unidade escolar |
Ana Claudia Souza |
Gênero, sustentabilidade e suas pontes em diálogo no Ocupa Unirio |
Layla Sucini |
Desconstruindo gênero e refletindo sobre raça nos contos infantis: uma prática com crianças do Ensino Fundamental I |
Marcilia |
Laicidade, esteriótipos e figuras de bebês: gênero em perspectiva na Educação de Jovens e Adultos/EJA |
Mariana Reis |
Silenciamento da prática docente e o discurso da ideologia de gênero: experiência do uso prático do gênero na avaliação e impasses políticos |
Nathalia Terra |
O ensino de química e relações de gênero: reflexões sobre educação e diversidade no projeto político pedagógico do CAp UFRJ |
Tatiane Marinho Barros |
Africa, gênero e samba: uma abordagem para educação infantil |
Vitoria Dutra |
Gravidez na adolescência e gênero: uma intervenção escolar com foco nos adolescentes do sexo masculino |
SESSÃO 2
CURSISTA |
TÍTULO |
Amanda Aragão Barreto |
A experiência do Teatro do Oprimido para uma abordagem sobre raça, gênero e sexualidade na educação básica |
André Regis |
"Viado": desconstruindo processos discriminatórios com base em sexualidade e gênero na sala de aula entre crianças do Ensino Fundamental I |
Ana Claudia Esteves |
Educação integral em sexualidade: análise do conteúdo sobre prevenção da gravidez na adolescência produzido por estudantes num blog |
Karla Dias |
Sexualidade no ensino da Biologia: o jogo na prática pedagógica |
João Maia |
A sexualidade em diferentes contextos históricos: a produção de roteiros teatrais e o teatro como ferramenta de ensino |
Jonny Oliveira |
Diálogo sobre conceitos no campo da sexualidade e diversidade com pedagogas/os em formação |
Paulo Roberto Magalhães e Uiara Silva |
Uma intervenção sobre identidade étnico-racial com estudantes LGBT: a experiência no PreparaNem e reflexões sobre Serviço Social, Educação e diversidade |
Rafaela Nichols |
Produção textual em sexualidade e gênero entre estudantes do Ensino Fundamental II |
SESSÃO 3
CURSISTA |
TÍTULO |
Cassia Scherer |
Identidade racial e personagens negras/os: trabalhando pertencimento no Ensino Fundamental |
Aline Santos |
O trabalho com marcadores legais no Ensino Médio: percepções discentes sobre a Lei 10.639, o Estatuto da Igualdade Racial e a Lei Maria da Penha |
Carolina Felizola Nunes |
Não estamos na África, mas a África está em nós |
Dandara Ribeiro e Diana Rodrigues |
Formação docente e diversidade: oficinas do PIBID entre graduandas/os e as barreiras institucionais |
Dayana Gusmão |
Oficina de gênero e raça na educação básica: demandas para além do plano de aula |
Luis Paulo Borges e Maira Freitas |
Boas práticas de ensino das relações étnico-raciais no Ensino Fundamental I: a experiência do CAp UERJ |
Marcella Ribeiro |
Análise institucional do trabalho em educação e diversidade com o corpo docente em uma escola privada: demandas, limitações e potencialidades |
Waisenhowerk Vieira de Melo |
Desconstruindo a invisibilidade étnico-racial e de gênero: o uso de imagens de personalidades negras numa oficina de capoeira |
7/12, 19h às 21h30
SESSÃO 1
CURSISTA |
TÍTULO |
Patrícia Reis Ferreira da Silva |
Abordagens de gênero com o grafiteiro Keith Haring |
Adriana Mastrangelo Ebecken |
Mulheres no mundo antigo |
Robson Arvey Taveira Teixeira |
Feira do livro: a mulher negra, com foco em Carolina de Jesus |
Lilian Ferreira de Paula Fernandes |
A desconstrução dos modelos de-para gênero e a valorização da capacidade humana |
Gabriella Morena da Silva Seixa |
Con-versas sobre transexualidade com graduand@s em Psicologia e Medicina - NEPD-UERJ |
Perseu Silva Luiza Rabelo Colombo Fernanda M.D. Barreira |
Discutindo gênero no mural da escola |
Nattaly Nunes Braga |
A inserção do debate das relações de gênero no cotidiano escolar do 5º ano. |
Luciana Dias |
O papel dos adolescentes do sexo masculino na promoção da igualdade de gênero: um plano de aula sobre feminismo e diversidade |
Camille Ribeiro Laís dos Santos Silva Neri |
Toda Forma de Amor |
SESSÃO 2
CURSISTA |
TÍTULO |
Leonardo Fragoso da Luz |
Chutando preconceito para assegurar direitos |
Sebastião Cavadas Pacheco |
Indo ao trabalho (ensino técnico) |
Vanessa França da Silva |
Sexualidade, deficiência visual e mídias digitais |
Thiago de Souza Moura |
Construção de Smiles na escola: um recorte sobre gênero, diversidade sexual e preconceito racial |
Bárbara de Oliveira G. Balbino Ernane Alexandre Pereira Karine Fernandes de Souza |
Intolerância religiosa, diversidade sexual e gênero: (re)pensando as moralidades em disputa com o sujeitos coletivos |
Alexandre do Nascimento Pires |
Reflexões e ensaios na abordagem das questões de gênero, sexualidade e raça para alunos do ensino fundamental I |
Ruberli da Silva Angelo |
Turismo LGBT no Rio: oportunidade ou oportunismo? |
Shirlei Campos Victorino |
Reflexões sobre gênero e sexualidade no cotidiano da escola: a formação d@s profissionais em foco |
CURSISTA |
TÍTULO |
Kamilla Augusta Broedel Ferreira |
A cor de pele (de quem?) |
Beatriz Silva de Souza |
Uma perspectiva de gênero e raça na ciência |
Maria Fernanda D.M. Ozorio |
Entre castelos e quilombos: uma sequência didática sobre princesas ideais e princesas reais |
Tânia Regina Nery |
A beleza nas diferenças |
Rafael dos Santos de Jesus |
Um começo sem meio e fim: reflexões sobre racismo estrutural |
Denise de Carvalho Santos Cátia Tavares dos Santos |
A sociedade Contemporânea e seus preconceitos: a pluralidade que não Entende a Diversidade |
Daniel Franco de Oliveira |
Diversidade na escola: experiências, dificuldades e acertos |
Thalita Gelenske Cunha |
A importância da Diversidade nas organizações |
Ana Silva |
Vista minha pele: o trabalho das relações étnico-raciais no Ensino Médio |